Tarifa de Acesso às Redes
2024 começou logo com o aumento da tarifa de acesso às redes, que recorde-se, estava em valores negativos desde 2023.
Em 2022 e 2023 pagavamos uma tarifa negativa, logo funcionava como um desconto na fatura.
E porquê este aumento?
Em 2022 e 2023, tínhamos acesso à rede com tarifa negativa porque estava a ser devolvido aos consumidores um sobreganho. Tal acontecia devido ao anormal preço da energia, muito inflacionado por parte da guerra na Ucrânia.
Agora em 2024 voltamos a pagar a tarifa, pois a descida dos preços deenergia no mercado grossista fizeram descer o sobreganho. A ERSE fixa a tarifa de acesso às redes, e a mesma vigora de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro.
Para que saiba, a sua comercializadora não tem obrigação de avisar previamente, apenas na primeira fatura que reflete a variação de preço da tarifa.
E o que é a tarifa de acesso às redes?
A tarifa de acesso às redes refere-se ao valor cobrado pelo uso de infraestrutura de redes, como as de energia elétrica, telecomunicações ou gás. Essa tarifa costuma ser aplicada para permitir que diferentes usuários acessem e utilizem essas redes, contribuindo para os custos de manutenção e expansão da infraestrutura.
Conclusão, vamos pagar mais de energia não devido ao seu preço, pois até baixou nos últimos meses de 2023, mas sim devido à tarifa de acesso às redes.